Imprudência dos pais ou animes/mangás podem matar?

Ir em baixo

Imprudência dos pais ou animes/mangás podem matar? Empty Imprudência dos pais ou animes/mangás podem matar?

Mensagem  Junior F. L. em Qua Fev 22, 2012 6:49 pm

Página da rádio estatal russa polemiza sobre animes e suicídios
Imprudência dos pais ou animes/mangás podem matar? Russia-Radio-Animes
Na última quarta-feira, o site da rádio Golos Rossii (A Voz da Rússia), de propriedade do governo da federação, publicou uma matéria que promete incomodar quem gosta de anime, a começar por seu título, Animes podem mesmo provocar suicídio?. Segundo a reportagem, em dez dias, seis crianças e adolescentes teriam se suicidado. As reações negativas à publicação começam no próprio site da rádio. A proporção de pessoas que avaliou o texto negativamente é enorme.

“Todos eles eram de boas famílias e todos iam bem na escola. E, o mais interessante, muitos deles eram fãs de animes. O que leva a geração do iPad e do Twitter a acabar com a própria vida?”, diz a atrapalhada introdução da notícia. Uma psicóloga consultada pela página chega a opinar, mas reforça o nível de asneira:

“Claro que o anime por si mesmo não pode ser a causa de suicídios de adolescentes. Mas ele é uma arte visual que atrai muitos adolescente e que intensificam todos os seus sentimentos. E a morte, o heroísmo da morte que é típico da cultura japonesa muito mais do que nas outras culturas, muitas vezes serve como uma medida de amizade ou lealdade. Pular do alto juntos segurando as mãos um do outro é bem típico do comportamento de garotas. Aventuras heróicas de garotas, histórias de amizades inseparáveis entre garotas — são todas histórias de animes. [...]”

Olga Makhovskaya, psicóloga

A Voz da Rússia sucede a Rádio Moscou, grande difusora da antiga União Soviética, cujas transmissões eram feitas em várias línguas. Em países da extinta república comunista, como Lituânia, Cazaquistão e Belarus, os índices de suicídio superam os do Japão. No entanto, quanto aos casos na população feminina, o Japão só é superado pela Coréia do Sul.

Há anos os animes são envolvidos involuntariamente em casos polêmicos. Os mais velhos, que assistiram às primeiras temporadas de Pokémon e a Digimon lembram-se da velha pregação de que “desenho japonês é coisa do diabo”. Em 17 de junho de 2007, uma ingrata reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, vinculou a inconsequente fuga de um casal de adolescentes brasileiros, proibidos por seus pais de namorar, à sua paixão pelos animes. Três meses depois, na Bélgica, uma pessoa foi assassinada por alguém que redigiu num bilhete a frase “Watashi wa Kira desu” (“Eu sou o Kira”), em referência ao anime Death Note. E, no início de 2008, dois meninos, um na Indonésia e outro nos Estados Unidos, tentaram imitar cenas de Naruto sem se impor limites: a primeira enforcou-se e a segunda, ao tentar brincar de Gaara, enterrou sua cabeça na areia, não percebendo que isso o mataria. Na época, um parlamentar indonésio criticou a Comissão de Teledifusão da Indonésia por permitir que fosse transmitido algo que “tem violência e fez um menino tirar sua própria vida”. Em meio do ano passado, a Justiça de Tóquio condenou à prisão um homem que tentou matar outro a facadas, segundo ele, sob ordem de um saiyajin.

As histórias em quadrinhos americanas, na década de 1950, passaram por perseguição muito mais séria e repercutente, por causas menos trágicas. O psiquiatra alemão Fredric Wertham publicou, em 1954, Seduction of the Innocent, o mais relevante livro que crucificava as HQs por estas supostamente serem más influências às crianças, incitando a delinquência e, como se fosse possível, a homossexualidade. Foi nesse livro que foi escancarada, pela primeira vez, o suposto relacionamento entre Batman e Robin. E, por influência da obra, foi criado o selo Comics Code Authority, que proibiu uma série de temas polêmicos aos quadrinhos mais vendidos, como excesso de violência ou qualquer sensualidade ou obscenidade, até ser completamente abandonado em janeiro do ano passado.

O que vocês acham? Esses suicídios aconteceram por falta de cuidado e atenção dos pais a seus filhos? Ou realmente acham que certos animes/mangás são muito violentos, e podem levar algumas pessoas ao suicídio?
Dê sua opinião!
Junior F. L.
Junior F. L.

Ver perfil do usuário

Imprudência dos pais ou animes/mangás podem matar? Empty Re: Imprudência dos pais ou animes/mangás podem matar?

Mensagem  Thiago Queiroz '-' em Qua Fev 22, 2012 8:16 pm

Eita... essa pergunta fez polêmica na Q.A. agora vai fazer no fórum, rsrs

Mantenho minha resposta de lá:

"Ridículo.
Ninguém é mentalmente fraco o suficiente pra ser influenciado ao suicídio por uma obra de ficção.
Uma pessoa não vai se suicidar por causa do anime, e só do anime. Existe todo um histórico de vida da pessoa, tudo de ruim ou insatisfatório que aconteceu na vida dela, geralmente depressão, rejeição, etc. Os animes são um consequência ou coincidência. Muitos os buscam pra fugir de sua própria realidade. E só. Uma distração.

Realmente tem animes/mangás e valores na cultura japonesa que "exaltam' a morte, mas nunca vi nenhuma que exaltasse mortes/suicídios sem nenhum sentido...

Resumindo: Moralistas de merd# não sabem o que falam..."
Thiago Queiroz '-'
Thiago Queiroz '-'

Ver perfil do usuário

Imprudência dos pais ou animes/mangás podem matar? Empty Re: Imprudência dos pais ou animes/mangás podem matar?

Mensagem  Junior F. L. em Qua Fev 22, 2012 8:31 pm

Ah...você éo Thi!! Realmente também não acredito que um simples anime/mangá posso influenciar diretamente num suicídio de alguém!!
Ignorancia da Radio!!
Junior F. L.
Junior F. L.

Ver perfil do usuário

Mensagem  Veh em Qua Fev 22, 2012 8:46 pm

Vishi mano, totalmente sem sentido isso aí. Na minha opinião, é uma falta de atenção dos pais com os filhos,
e, como o Thiago falou, algo causado por todo um histórico da vida da pessoa: depressão, rejeição, bullying, etc.
é ignorância falar que algo fictício pode influenciar a morte de uma pessoa. Claro que há pessoas com problemas
psicológicos que não sabem diferenciar algo fictício do real, mas como eu disse, a pessoa já tinha problemas antes,
e do mesmo jeito que pode se deixar levar por animes, pode se deixar levar por séries, filmes, novelas, etc.

Veh
Admin

Ver perfil do usuário https://japansociety.forumeiros.com

Mensagem  Desativado em Qua Fev 22, 2012 9:14 pm

Ah sei lá, não tenho uma opinião totalmente formada sobre isso.
Mas acho que do mesmo modo que um anime pode influenciar, um filme, uma novela ou um livro também pode.
Se for pra proibir os animes, seria justo censurar todo tipo de ficção.
Desativado
Desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Thiago Queiroz '-' em Qua Fev 22, 2012 9:15 pm

Ehh, a rádio devia estar sem assunto, aí postou esse besteirol aí, haushaush
Thiago Queiroz '-'
Thiago Queiroz '-'

Ver perfil do usuário

Mensagem  Desativado em Qua Fev 22, 2012 9:57 pm

Vai vendo kkk
Desativado
Desativado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Veh em Qui Fev 23, 2012 12:51 am

Pois é, foi o que eu pensei também,
do mesmo jeito que um anime pode ser violento,
um filme também pode .-.

Veh
Admin

Ver perfil do usuário https://japansociety.forumeiros.com

Mensagem  Ayu em Sex Fev 24, 2012 1:31 am

ótimo post,gostei mesmo,e olha esse assunto é mto complicado,eu nao acho que um anime deva influenciar diretamente num suicidio,a própria sociologia classifica que tem vários fatores para isso,até mesmo um filme,que até hoje nao vi ninguem julgarem sobre provocador de suicidios (prova de que estão atacando os animes )influencia diretamente nisso

Claro,tem animes muito tristes,mas temos que entender que é um anime,criado por alguem,nesse ponto é até um absurdo cometer um suicídio por causa de um final de anime \o/
Ayu
Ayu
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: